14 Flares 14 Flares ×
Novo Golf GTI 2014

Novo Golf GTI 2014 – Foto: Volkswagen / Divulgação

As vendas do Novo Golf 2014 iniciarão somente em setembro, mas o modelo já foi apresentado à imprensa automotiva no último dia 13. As mudanças no visual do hatch alemão não são das mais revolucionárias, porém as inovações, que fazem ótimo uso da tecnologia, destacam a sétima geração do Golf. É uma pena, no entanto, que a Volkswagen vá cobrar tão caro por isso: estima-se que a versão mais barata do Novo Golf 2014 custe R$ 75.000.

Highline e GTI

No Brasil, o Novo Golf 2014 estará disponível nas versões Highline e GTI, ambas fornecidas com motores alimentados através de injeção direta de combustível e turbo compressor. O Novo Golf 2014 Highline vem equipado com o motor 1.4 TSI de 140 cv e conta com opções de transmissão manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades com função “Tiptronic”. Já a versão esportiva GTI é equipada com o motor 2.0 TSI de 220 cv (entre 4.500 e 6.200 rpm) e transmissão automática DSG de seis velocidades com função “Tiptronic”.

Tratando especificamente do motor do Novo Golf GTI, a Volkswagen merece ser reconhecida, pois, ao oferecer uma versão esportiva com um motor que ultrapassa os 200 cv de potência, ela demonstra que conseguiu superar a zona de conforto administrada pelas montadoras nacionais, que estão acostumadas a vender seus pseudo-esportivos – que combinam um motor comum a um pacote de acessórios coloridos e alguns adesivos. Esta receita tradicional até pode gerar algumas vendas, mas causa decepção em quem espera algo mais ao pisar no acelerador.

Além do motor mais potente, o Novo Golf GTI conta com itens diferenciados como: pinças de freios exclusivas na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED, duas ponteiras de escapamento (uma à direita e outra à esquerda) com “design GTI” e as novas rodas de liga leve aro 17 (modelo “Brooklin”) com pneus 225/45 R17.

Novo Golf GTI 2014: Traseira

Novo Golf GTI 2014: Traseira – Foto: Volkswagen / Divulgação

Vale lembrar que o Golf GTI foi criado em 1976 como uma série especial que tinha a modesta previsão de vender  apenas 5.000 mil unidades, mas o sucesso do carro foi tão grande que a Volkswagen continua fabricando o hatch esportivo, e já vendeu aproximadamente 2 milhões de exemplares do carro ao redor do mundo.

Novo Golf: Itens de Série

Vários itens de série disponíveis no Novo Golf 2014 melhoram a dirigibilidade do modelo, além de proporcionar mais conforto e segurança. Com relação aos airbags, por exemplo, ele conta com sete bolsas, sendo: duas frontais, duas laterais, duas do tipo cortina e uma de joelho para o motorista. Além disso, os compradores do modelo terão como opcional o sistema de proteção proativa, responsável por otimizar o funcionamento dos airbags e outros dispositivos de segurança quando um risco de acidente for detectado.

Também serão equipamentos de série: o rádio CD Player com tela sensível ao toque, freios com sistema “Multicollision Brake”, freio de estacionamento eletromecânico com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus, sistema Start-Stop e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Novo Golf GTI Painel

Novo Golf GTI Painel – Foto: Volkswagen / Divulgação

Opcionais Interessantes

Quem estiver interessado em desfrutar de equipamentos diferenciados também poderá contar com opcionais interessantes no Novo Golf 2014.

Um deles é o sistema de seleção de perfil de condução, através do qual o motorista pode utilizar a tecla “Mode”, localizada ao lado da alavanca de câmbio, para selecionar um dos quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual.

A direção noturna a bordo do Novo Golf 2014 também pode ganhar maior luminosidade e controle com o DLA – Dynamic Light Assist, responsável pelo controle do facho de luz dos faróis bixenônio. Este recurso faz uso de uma câmera instalada no para-brisa para monitorar o tráfego à frente e evitar que os motoristas e pedestres sejam perturbados pelo excesso de luminosidade.

Outro opcional notável é o ACC – Adpatative Cruise Control, o qual é capaz de combinar o controle automático de velocidade ao controle de distância em relação do veículo da frente. Nos modelos equipados com o câmbio automático DSG este sistema é capaz de fazer o carro parar e arrancar automaticamente, caso as condições do trânsito requeiram estas ações.

O sistema de navegação, o detector de fadiga e o os assistentes de estacionamento (Park Assist e Park Pilot) também são opcionais que demonstram a tecnologia disponível no Novo Golf 2014.

Novo Golf 2014 Highline

Novo Golf 2014 Highline – Foto: Volkswagen / Divulgação

Novo Golf 2014: Preços

Enquanto o conteúdo do Novo Golf 2014 agrada muito, o possível preço especulado por vários sites automotivos é de torcer o nariz. A Volkswagen ainda não divulgou os preços, mas estima-se que o Novo Golf Highline 2014 custe R$ 75.000 com câmbio manual ou R$ 82.000 com câmbio automático DSG. Já o Novo Golf GTI 2014 deve custar entre R$ 105.000 e R$ 108.000.

O impressionante é que a Volkswagen parece estar pesando a mão nos preços do Novo Golf 2014 ao redor do mundo, e não somente no Brasil. No site da Volkswagen da Alemanha, por exemplo, a versão Highline está anunciada por € 23.450, equivalentes a R$ 74.571 na cotação do Euro para ontem.