17 Flares 17 Flares ×
IPVA 2014 RJ

IPVA 2014 RJ – Foto: Governo RJ

Os fluminenses que possuem veículos já podem reservar em suas agendas as datas de pagamento do IPVA 2014 RJ. Quem fizer o pagamento integral entre 22 de janeiro e 19 de fevereiro de 2014, de acordo com o final da placa do veículo, terá direito a 8% de desconto.

IPVA 2014 RJ: Calendário de Vencimento

Também haverá a opção de parcelar o pagamento do IPVA 2014 RJ, mas os contribuintes precisam ficar atentos, pois a primeira parcela deverá ser paga entre janeiro e fevereiro, nas mesmas datas reservadas para o pagamento integral. A tabela abaixo demonstra os detalhes do calendário de vencimento.

IPVA 2014 RJ: Calendário Vencimento

IPVA 2014 RJ: Calendário de Vencimento

Valores

O governo do estado informa que os valores do IPVA 2014 RJ serão, em média, 5% menores que os do ano anterior, mas os cidadãos precisam ficar atentos, pois não houve alteração nas alíquotas. A redução divulgada ocorre apenas em função da depreciação dos veículos.

Os valores do IPVA são derivados das alíquotas abaixo, aplicadas ao valor venal do veículo, que é obtido através de pesquisas na imprensa e em instituições especializadas, como a Tabela Fipe.

  • 0,5% para veículos destinados exclusivamente à locação, de propriedade de pessoa jurídica com atividade de locação devidamente comprovada nos termos da legislação aplicável, ou na sua posse em virtude de contrato formal de arrendamento mercantil ou propriedade fiduciária;
  • 1% para caminhões, caminhões-tratores e veículos de transportes de passageiros a taxímetro pertencentes a pessoas jurídicas, e veículos que utilizem gás natural ou energia elétrica;
  • 2% para ônibus, micro-ônibus, motocicletas, ciclomotores e automóveis movidos a álcool;
  • 3% para automóveis de passeio e camionetas bi-combustíveis, movidos a álcool e/ou gasolina, e utilitários;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas (exceto utilitários), os automóveis bicombustível, veículos de procedência estrangeira e todos os demais não mencionados acima.

Isentos

Estão isentos do pagamento do IPVA 2014 RJ os veículos fabricados até 1998, e também aqueles que se enquadram nos seguintes casos:

  • Veículos de entidades filantrópicas, devidamente registrados;
  • Veículos de aluguel (táxis de propriedade de profissionais autônomos), reboques e similares;
  • Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
  • Veículos oficiais (federais, estaduais e municipais).

No site da Secretaria de Fazenda é possível acessar os formulários para reconhecimento de isenção, não-incidência e redução de alíquota (para locadoras de veículos).

IPVA 2014 RJ: Boleto Bradesco

Em função de um acordo entre o governo do Rio de Janeiro e o Bradesco, as guias de pagamento do estado são geradas diretamente pelo banco ao invés de serem processadas pela secretaria da fazenda.

Sabendo que muitos contribuintes enfrentam dificuldades para obter a GRD (Guia de Recolhimento de Débito) do IPVA 2014 RJ, informo que este link pode ser utilizado paga gerar o boleto no Bradesco.

No site do Bradesco o contribuinte deverá selecionar a opção GRD, conforme destacado na imagem abaixo. No próximo passo será solicitado o REVAVAM do veículo. Também é possível utilizar esta mesma opção para consultar o valor IPVA, desprezando o boleto gerado.

IPVA 2014 RJ Boleto Bradesco

Vale destacar que o IPVA 2014 RJ pode ser pago em qualquer banco, não estando limitado apenas ao Bradesco, onde os boletos são gerados.

Nesta página do Detran RJ os contribuintes poderão esclarecer várias outras dúvidas sobre o IPVA 2014 RJ.